A Sociologia da Infância na contemporaneidade

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DOI :

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.10833

Mots-clés :

Sociologia da Infância. Contemporaneidade. Desafios.

Résumé

O texto decorre de um estudo que buscou  revisitar a literatura tendo em vistas a trajetória de constituição do campo da Sociologia da Infância, como disciplina científica em contextos português e brasileiro, para num segundo momento discutir os caminhos trilhados e os desafios a serem enfrentados na contemporaneidade. O campo surge com uma dupla função, isto é, criar um espaço para a infância no discurso sociológico e encarar a complexidade e ambiguidade da infância como um fenômeno contemporâneo e instável. Em relação à primeira atribuição, a Sociologia da Infância compreende a criança como sujeito de direitos, ator social em seus modos de vida e a infância como uma categoria geracional sócio-historicamente construída. Nesse processo teórico e epistemológico, desconstrói a normatividade imposta à criança pela sociedade moderna. Portanto, é na segunda função que seus desafios contemporâneos residem, ou seja, em tornar visível as crianças ainda ausentes  no campo, as crianças excluídas pela desigualdade social, pelas guerras, tráfico, prostituição, pela pobreza, enfim, que se volte para a emancipação social e direito a provisão, proteção e participação das crianças.

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Biographie de l'auteur-e

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1994), especialização em Psicopedagogia e Sóciopsicomotricidade Ramain Thiers, Mestrado em Educação - Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (1998) e Doutorado em Desenvolvimento Local pela Universidade Complutense de Madri (2005). Realizou estágio pós-doutoramento em Estudos da Criança, Especialidade em Sociologia da Infância, no Instituto de Educação na Universidade do Minho, sob a supervisão do Profº Dr Manuel Jacinto Sarmento (2017). É professora da graduação e pós-graduação, Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Áreas de atuação: Formação de Professores; Infância e Educação Infantil; Sociologia da Infância; Métodos (Auto)biográficos Linhas de Pesquisa: Infância e criança; Educação Infantil; Formação de professores; Sociologia da Infância.

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Publié-e

2020-07-10

Comment citer

Brostolin, M. R. (2020). A Sociologia da Infância na contemporaneidade. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 12(23), 316–330. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.10833