Adversidades, disputas e gargalos na difusão de computadores no Brasil: A inserção da Administração Pública e do setor privado na constituição de um mercado brasileiro de tecnologia da informação. (1957 - 1964).

Auteurs-es

  • Lucas de Almeida Pereira Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Maria Gabriela da Silva Martins Cunha Marinho Universidade Federal do ABC

DOI :

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.279

Mots-clés :

História da informática, políticas públicas, Tecnologia da informação

Résumé

A crescente informatização das sociedades contemporâneas tem sido objeto de análises que contemplam dimensões tecnológicas, econômicas, políticas, filosóficas, cognitivas, entre outros aspectos. Contudo, no caso brasileiro, um traço ainda negligenciado desse processo é o que se refere à sua perspectiva histórica, especialmente no que tange às interações entre os setores público e privado, seja em termos da aquisição, instalação e manutenção de maquinário, sejam na dimensão desses atores como usuários, ou até mesmo as condições gerais de infraestrutura física do país.  O artigo propõe uma análise em torno das condições históricas que assistiram, no começo da década de 1960, a inserção crescente do Brasil no mercado da tecnologia da informação. Nesse sentido, aponta para a diversidade de atores, públicos e privados, que atuaram em diferentes nichos e níveis de disputa, resultando em um processo de múltiplas variáveis.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lucas de Almeida Pereira, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutor em história pelo programa de Pós-Graduação da UNESP Assis (2013) realiza atualmente estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC.

Maria Gabriela da Silva Martins Cunha Marinho, Universidade Federal do ABC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC

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Publié-e

2016-12-14

Comment citer

Pereira, L. de A., & Marinho, M. G. da S. M. C. (2016). Adversidades, disputas e gargalos na difusão de computadores no Brasil: A inserção da Administração Pública e do setor privado na constituição de um mercado brasileiro de tecnologia da informação. (1957 - 1964). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 8(16), 29–51. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.279

Numéro

Rubrique

Artigos Livres