Secularização e mercado religioso em Peter Berger.

Auteurs-es

  • Arilson Oliveira UEMS

Mots-clés :

Peter Berger. Secularização. Mercado Religioso

Résumé

Peter Berger apresenta um diagnóstico da situação das religiões na sociedade ocidental moderna, defendendo a tese de que os processos infraestruturais concretos desta sociedade trouxeram como reflexo a “secularização”. Esta, por sua vez, não impediu, como muitos argumentam, o impulso religioso que motivou os homens a aderirem à religião de forma intensa, dando base para o que ele caracteriza como “dessecularização”; sendo o mundo de hoje, portanto, e com algumas exceções, tão impetuosamente religioso quanto antes. O que implica dizer que embora não seja possível determinar com precisão como será o futuro dos diversos movimentos religiosos, Berger sustenta que não há razão para pensar que o mundo do século XXI será menos religioso do que o mundo anterior. Essa nova dinâmica levou as religiões a operarem com a lógica de mercado, o que implicou na necessidade de adaptação de seus ritos e crenças, de forma a atender a demanda das consciências individuais.

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Biographie de l'auteur-e

Arilson Oliveira, UEMS

Prof. Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFMS. Indólogo e Doutor em História Social pela USP.

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Publié-e

2015-06-01

Comment citer

Oliveira, A. (2015). Secularização e mercado religioso em Peter Berger. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(7). Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10463

Numéro

Rubrique

Artigos Livres