Entre os enfrentamentos e as relações pacíficas. Comandantes de Guardas Nacionais e os indígenas na fronteira sul bonaerense (1852-1879).
Mots-clés :
Guardas Nacionais. Fronteira. Comandantes. Indígenas. Século XIX.Résumé
Os comandantes de Guardas Nacionais tiveram um papel importante na construção do Estado argentino a partir de meados do século XIX. Isso se deveu, entre outras coisas, à grande capacidade para neutralizar os ataques indígenas, ou pelo menos, reduzir as consequências negativas dos mesmos para o Estado e a população das zonas fronteiriças. Ao mesmo tempo, como resultado, eles foram capazes de criar relações de "amizade" com os caciques, através da entrega de rações e presentes, núcleo do tratamento pacífico que o Estado nacional procurava eliminar para, finalmente, executar as políticas ofensivas que terminaram com o “problema indígena”.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.