Os processos de escolarização na escola normal de Sapiranga/RS (1963-1966)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11163

Palabras clave:

Memória. História Oral. Escola Normal.

Resumen

O artigo busca compreender como se desenvolveu o processo de escolarização na escola Normal de Sapiranga, entre os anos de 1963-1966, primeiros anos de instalação do curso no município. A pesquisa analisa memórias orais e arquivadas, sob a perspectiva da história cultural e valendo-se da metodologia da história oral e análise documental. O corpus empírico origina-se de documentos produzidos pela metodologia da história oral e excertos de jornais. A memória é analisada como documento e contribui para construção narrativa sobre o processo de implantação e primeiros tempos dessa instituição escolar. A implantação da instituição contribuiu não apenas para formar professores para a cidade, percebe-se a constituição de uma possibilidade de escolarização que modificou culturalmente esse lugar.

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Biografía del autor/a

José Edimar de Souza, UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

GRADUADO EM HISTÓRIA, MESTRE E DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UNISINOS

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

GRADUANDO EM GEOGRAFIA

PÓS-DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO - UNISINOS

PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UCS

Citas

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Fontes

Arquivos

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Publicado

2020-12-11

Cómo citar

Souza, J. E. de. (2020). Os processos de escolarização na escola normal de Sapiranga/RS (1963-1966). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 12(24), 371–395. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i24.11163