A História Ambiental da APA Floresta Manaós: um movimento pela defesa territorial e a emersão da Ciência Ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.11149

Palabras clave:

História ambiental. Área de Proteção Ambiental. Conservação Ambiental

Resumen

A Região Amazônica teve e tem marcada em todo seu processo histórico uma pluralidade de anseios de diversas fontes. O olhar retrospectivo do ambiente possibilita reflexões prospectivas acerca da espécie de gestão urbana ambiental que necessita ser desenvolvida para garantir a sustentabilidade e conservação ambiental. Assim, este artigo tem por objetivo resgatar as memórias do processo de ocupação ao longo da década de 1960 até a implantação em 2012 da Área de Proteção Ambiental Floresta Manaós. Caracteriza-se por um estudo de caso único, com abordagem qualitativa se utilizando da pesquisa bibliográfica, documental e história de vida. A partir dessa apuração foi possível observar a complexidade em harmonizar os diferentes interesses particulares com a conservação dos ecossistemas existentes, demonstrando o caminho percorrido da emersão de movimentos ambientais que  tinham como foco a defesa territorial e posteriormente se transformando em Ciências Ambientais.

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Biografía del autor/a

Fabiane Araujo Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA - UFAM, desenvolvendo a pesquisa sobre Cidadania Ambiental na Amazônia em parceria com a Universidade de Hull na Inglaterra. Mestra em ENSINO DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA - (UEA), tendo como dissertação A prática da Transversalidade e a formação docente nas universidades. Graduada em PEDAGOGIA com habilitação em Administração e Inspeção Escolar (UFAM-AM), Bacharel em DANÇA (UEA-AM), pós-graduada em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL - (UCAM-RJ) e SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS - (FAMETRO). Foi docente do Ensino Superior do Programa PARFOR (UEA), ministrando a disciplina TRANSVERSALIDADE. Trabalhou como Tutora Local dos cursos de PÓS-GRADUAÇÃO da UCAM-RJ, atuando na área de EDUCAÇÃO, GESTÃO, SAÚDE e MEIO AMBIENTE. Coordenou a elaboração do Programa Alfabetizando crianças na Hora Certa na Secretaria Municipal de Educação - SEMED/MANAUS. Coordenou o projeto Empreender para não Perder na Polícia Civil do Estado do Amazonas - PC/AM.

Elizabeth Conceição Santos, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará, no Programa de Pós-Graduação em Geografia, com pesquisa contemplando a interrelação da Educação Ambiental com a Geografia, no contexto da Complexidade (2013).. Doutorado em Biologia Controle do Meio Ambiente - Universidad de León (2000) e Doutorado em Educação Pública, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001), tendo desenvolvido tese contemplando as manifestações culturais e suas relações com a questão ambiental na Amazônia. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1978), com dissertação de mestrado em Instrumentação para o Ensino: uma opção para melhoria do professor de Ciências. Participou como docente e orientadora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências na Universidade do Estado do Amazonas e Mestrado em Geografia na Universidade Federal do Amazonas.Foi professora da Universidade Federal do Amazonas a partir de 1976. Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação ambiental na Amazônia, interdisciplinaridade e educação ambiental, transversalidade, ensino superior e educação ambiental. Na área de educação ambiental suas pesquisas voltam-se principalmente para a relação das manifestações culturais e transversalidade. Na área de ensino de ciências suas pesquisas enfocam a formação de professores e produção de alternativas para aprendizagem significativa. Suas publicações contemplam vastas obras, inclusive um livro em sua nona edição sobre educação ambiental. Foi consultora do Ministério da Educação participando da formação de multiplicadores em Educação Ambiental, nas regiões norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste, bem como atuou como delegada da região norte da primeira conferência de educação ambiental, com a elaboração da Carta de Brasília.

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Publicado

2020-07-10

Cómo citar

Oliveira, F. A., & Santos, E. C. (2020). A História Ambiental da APA Floresta Manaós: um movimento pela defesa territorial e a emersão da Ciência Ambiental. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 12(23), 78–103. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.11149