Os homens, as ideias, os escritos e os projetos políticos no Norte da América portuguesa oitocentista.

Autores/as

  • Flavio José Gomes Cabral Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.317

Palabras clave:

Revolução de 1817, Ilustração, República, Federalismo

Resumen

O artigo se propõe a apresentar uma reflexão sobre a circulação de ideias políticas que eram pensadas e discutidas por uma elite que desejava o rompimento do Norte do Brasil com a Coroa e implantar uma república inspirada na Revolução Americana. Em 1817 os instintos rebeldes foram severamente reprimidos com prisões e perdas de vidas. Entretanto, tais ideais vieram à tona em 1820 quando o constitucionalismo advindo da Revolução do Porto pôs em xeque os valores da monarquia absoluta reacendendo o debate em torno da autonomia das províncias. Estes pensamentos iriam conflitar com as ideias que estavam sendo tecidas no Rio de Janeiro que procuravam centralizar o poder nas mãos do príncipe regente Pedro, futuro imperador do Brasil, e contou em Pernambuco com o apoio de um grupo que se opunha à junta presidida por Gervásio Pires.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavio José Gomes Cabral, Universidade Católica de Pernambuco

outor e mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002 e 2008, respectivamente), Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (1982). Professor de História da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e professor aposentado de História da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco (1982-2014). Coordenador da Área de História do PIBID desde 2012 UNICAP, bolsista CAPES. Tem experiência na pesquisa histórica e interesse em temas ligados à história luso-brasileira dos séculos XVIII e princípios do século seguinte tendo publicado trabalhos em torno dos seguintes temas: messianismo e sebastianismos, revoltas, história de Pernambuco, cultura política do período joanino, Independência do Brasil. Em 2011 ganhou o prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa (2º lugar) com a pesquisa "Conversas reservadas: 'vozes públicas', conflitos políticos e rebeliões em Pernambuco no tempo da independência do Brasil", fruto de seu doutoramento e publicada em 2013 pelo referido arquivo.

Publicado

2016-02-28

Cómo citar

Cabral, F. J. G. (2016). Os homens, as ideias, os escritos e os projetos políticos no Norte da América portuguesa oitocentista. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 7(14), 267–289. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.317