Teologia da Libertação avant la lettre: mística e revolução em José Martí

Autores/as

  • Fabio Luis Barbosa dos Santos Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Palabras clave:

José Martí. Nossa América. Teologia da Libertação

Resumen

Este artigo examina os nexos entre a visão de homem martiana e a política revolucionária que defendeu para Cuba no final do século XIX, nos marcos de uma utopia de unidade continental. Mais do que um bastião da soberania latinoamericana, o militante cubano visualizou no ideario de Nuestra América o potencial civilizatório para realizar uma utopia humanista alternativa, referenciada por uma concepção trascendente da natureza humana e pautada pelo amor. Ao relacionar de modo indissociável a realização espiritual do homem a uma resposta política aos problemas históricos, o pensamento de Martí revela uma notável afinidade com as ideias esposadas pela Teologia da Libertação a partir da segunda metade do século XX, reforçada pela radicalidade do seu testemunho pessoal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabio Luis Barbosa dos Santos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Publicado

2015-06-05

Cómo citar

Santos, F. L. B. dos. (2015). Teologia da Libertação avant la lettre: mística e revolução em José Martí. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 5(10). Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10533