Uma “nobreza católica”: relações de poder e estratégias familiais dos Neves na paróquia de São Sebastião do Umbuzeiro -PB.
Palabras clave:
figurações, interdependências, estratégias familiais, parentela.Resumen
O artigo busca analisar um processo histórico de interdependências e relações de poder caracterizado por um rodízio de gerações da família Neves ocupando posições dentro de mobilizações coletivas na paróquia São Sebastião do Umbuzeiro-PB. Tomamos como principal referencial a presença dos Neves nas lideranças de grupos de oração, comissões organizadoras e “noiteiros” da festa do padroeiro, tesourarias e secretarias da paróquia e na antiga “União Catholica” que administrava os bens materiais da igreja. Buscamos visualizar as principais estratégias familiais das parentelas dos Neves que, dentro de lutas simbólicas com outras famílias pelo controle dos espaços coletivos da igreja, buscam afirmar uma imagem de “ família santa” defensora do patrimônio material da paróquia.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.