“Modo como se há de governar o gentio que há nas aldeias de Maranhão e Pará”: um regimento proposto pelo padre Antônio Vieira (ca. 1653).

Autores/as

  • Karl Heinz Arenz UFPA
  • Francisco Renan Araújo da Silva UFPA

Palabras clave:

Índios. Aldeamentos. Jesuítas. Amazônia.

Resumen

O documento aqui transcrito é um esboço de um regimento jurídico de, aproximadamente, 1653 acerca da redução e administração dos índios na Amazônia portuguesa. Escrito pelo padre Antônio Vieira, o teor do conteúdo é conciliatório, pois sugere uma estreita colaboração entre autoridades, colonos e religiosos. O regimento proposto, mesmo contrastando com as denúncias levantadas por Vieira posteriormente, inscreve-se na série de leis e regulamentos indigenistas que contribuíram à formação da sociedade regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karl Heinz Arenz, UFPA

Professor de História na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém-PA. Doutor em História Moderna e Contemporânea pela Université Paris 4-Sorbonne.

Francisco Renan Araújo da Silva, UFPA

Graduando em História na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém-PA. Bolsista de iniciação científica pelo programa UFPA-PROPESP.

Publicado

2015-06-04

Cómo citar

Arenz, K. H., & Silva, F. R. A. da. (2015). “Modo como se há de governar o gentio que há nas aldeias de Maranhão e Pará”: um regimento proposto pelo padre Antônio Vieira (ca. 1653). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(8). Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10497