“Botar um roçado depois ir pro forró”: festa e trabalho na Serra da Gameleira (RN).

Autores/as

  • Flávio Rodrigo Freire Ferreira UNICAMP

Palabras clave:

Festa de forró. Serra da Gameleira. Trabalho.

Resumen

O presente artigo objetiva compreender como festa e trabalho, informam sobre a organização social na Serra da Gameleira (RN). Apresenta-se a serra com suas divisões: Gameleira de Baixo, Gameleira de Cima e Chaves Belas. A seguir articulam-se as categorias de forrozeiros e roceiros na prática. É perceptível a importante relação existente entre “tempo de trabalho” e “tempo de festa”. Para uma melhor compreensão foi elaborado um calendário que articula essas dimensões. Por fim concluímos mostrando que o trabalho na serra, bem como as festas de forró, aparece como momentos propícios à cooperação entre as pessoas e aos encontros entre os diferentes grupos sociais no espaço da Serra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio Rodrigo Freire Ferreira, UNICAMP

Doutorando em Ciências Sociais (UNICAMP) bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq)

Publicado

2015-05-31

Cómo citar

Ferreira, F. R. F. (2015). “Botar um roçado depois ir pro forró”: festa e trabalho na Serra da Gameleira (RN). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 3(6). Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10443