Autoridade Mestiça: Territórios de Mando no sertão do São Francisco.
Palabras clave:
Rústico, poder, cultura política, historiografia.Resumen
O artigo é uma análise de práticas costumeiras na capitania das Minas quanto a normatização e institucionalização de uma ordem privada no sertão do São Francisco, a partir do poder de mando de alguns potentados locais. Estes costumes rústicos são interpretados como comportamentos efetivos de uma cultura política mestiça, sustentada pela manutenção dos Territórios de Mando, que incluíam uma serie de arranjos de poder, calcados no uso de vinganças cotidianas, apropriação de terras alheias, apadrinhamentos e troca de favores entre potentados e escravos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.