Política pombalina e educação escolar de crianças indígenas no mundo colonial:

uma contribuição à historiografia da infância no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11584

Keywords:

Educação escolar, História indígena, Diretório pombalino.

Abstract

Resumo: O objetivo do artigo é apresentar elementos da educação escolar de crianças indígenas no período de vigência do diretório pombalino, abrangente política indigenista colocada em prática na América portuguesa a partir de meados do século XVIII, cujo preceito geral no âmbito da educação foi à substituição do modelo das antigas missões religiosas pela secularização do ensino. Para tanto, far-se-á uso de um conjunto de fontes sobre o funcionamento das escolas em vila Viçosa Real, antiga aldeia de Ibiapaba (1700-1759), elevada a categoria de “vila de índios” a partir de 1759, com a execução do diretório na capitania do Ceará. Com isso, espera-se contribuir com o debate acerca da história e da historiografia da infância no Brasil.

Palavras-chave: Educação escolar. História indígena. Diretório pombalino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lígio de Oliveira Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-graduação História e Espaços e Ensino de História da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa "Formação dos espaços coloniais"(CNPq/UFRN).

Published

2021-04-05

How to Cite

Maia, L. de O. (2021). Política pombalina e educação escolar de crianças indígenas no mundo colonial: : uma contribuição à historiografia da infância no Brasil. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 13(25), 9–30. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11584