A experiência histórico-educativa entre docentes indígenas no Ceará/Brasil (1988-2018).

Authors

  • Roberto Kennedy Gomes Franco Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v10i20.481

Keywords:

Experiência, Docência, Indígenas.

Abstract

O texto sintetiza as análises efetuadas durante a realização do pós-doutorado. Dialeticamente, investigou-se a “experiência” (THOMPSON, 2002; 1981) histórico-educativa entre os professores e professoras das escolas indígenas a partir do Estado do Ceará, no Nordeste brasileiro. Metodologicamente, focamos as vozes dos professores, que, entre outras coisas, reivindicam politicamente o direito ao trabalho docente indígena, ou seja, pela retomada do protagonismo de uma educação escolar com os povos indígenas e não para os povos indígenas. A percepção destes múltiplos “regimes de memórias” (OLIVEIRA, 2016) da consciência étnica dos trabalhadores docentes indígenas, faz-se pela retomada da terra expropriada, pelo reconhecimento da identidade violentada por genocídios e etnocídios, e ainda, como território de descolonização da educação escolar indígena na luta por terra, trabalho, educação, saúde, entre outros meios mínimos necessários à produção da vida para além do capital.

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Author Biography

Roberto Kennedy Gomes Franco, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB

Professor da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Pós-doutorando em História da Educação pela Universidade de Lisboa. Doutor em Educação Brasileira/UFC; Mestre em Ciências da Educação/UFPI e Graduado em História/UFC.  E-mail: robertokennedy@unilab.edu.br; Coordenador do GIM – Grupo de Investigação Marxista. Membro do GEPI-Grupo de Estudos com os Povos Indígenas.

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Published

2018-12-14

How to Cite

Franco, R. K. G. (2018). A experiência histórico-educativa entre docentes indígenas no Ceará/Brasil (1988-2018). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 10(20), 197–214. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v10i20.481