Diáspora e Identidade na Contemporaneidade: considerações sobre as populações árabe e muçulmana e a formação de uma comunidade em Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v8i16.388Abstract
Este artigo visa abordar a temática da imigração e a construção de identidades a partir do contingente populacional estrangeiro de Florianópolis/SC, com o recorte temporal a partir da segunda metade do século XX, especificamente àquele dito e auto-reconhecido como ‘árabe’ e outro definido como muçulmano. É primordial neste estudo estabelecer relações de aproximação e distanciamento entre esses termos e como estes se manifestam na cultura e nas relações sociais na capital catarinense. Assim, a pesquisa busca traçar mudanças no processo migratório, como condições, justificativas, proveniência e religiosidade, e, porquanto, na própria transformação da comunidade árabe estabelecida em Florianópolis, e no crescimento da comunidade muçulmana nas últimas décadas, tanto de origem árabe quanto não-árabe. Ainda, a partir da análise de processos de deslocamento, identificando sentidos de pertencimento às comunidades, será enfoque a análise das últimas décadas do século XXI, onde o elemento “refugiado” parece central para a compreensão da cidade no tempo presente.
Palavras-chave: Imigração; Comunidade Árabe e Muçulmana; Florianópolis/SC.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.