Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga.

Authors

  • Arilson Oliveira UFCG

Keywords:

Educação Hinduísta. Índia. Antiguidade.

Abstract

O brahmacharya trata-se de uma ordem (ashrama) que representa miticamente os pés do demiurgo e da sociedade no hinduísmo clássico, constituída por estudantes das camadas superiores, celibatários e castos, entre a faixa etária média de 5 a 25 anos. Nessa fase da vida, a continência e a obediência absoluta são seus pilares. Leva-se uma vida shramana (ascética) e faz-se voto de pobreza e castidade, o qual pode se estender até o final de sua vida (para os intelectuais e sacerdotes ou brahmanas), caso decida não se casar; o que era raro de acontecer e socialmente desmotivado. Além disso, vive-se estritamente em uma situação de internato com um casal guru (homem e mulher mestres) em sua kula (casa) até sua total formação educacional, seja como comerciante, guerreiro ou intelectual. Na análise atual, observamos como esse processo educacional se constituía e quais os seus arcabouços religiosos envolvidos para a sua total coordenação, envolta de tradição, magia e sentido de vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Arilson Oliveira, UFCG

Prof. Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFCG. Indólogo, Doutor em História Social pela USP e Pós-doutorando em Religião e Sociedade pela PUC-SP.

Published

2012-12-07

How to Cite

Oliveira, A. (2012). Brahmacharya: a vida escolar hinduísta na Índia Antiga. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(8). Retrieved from https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10507