Vargas Llosa: um intelectual latino-americano entre Sartre e Camus
Abstract
O propósito desse artigo é refletir sobre o compromisso político do escritor peruano Mario Vargas Llosa a partir de textos “circunstanciais” escritos pelo autor entre 1962 e 1982, e, posteriormente, compilados no livro Contra viento y marea (1983). Enfim, buscamos compreender como Vargas Llosa, à luz dos argumentos contrapostos por Sartre e Camus, procurou desvendar seu próprio engajamento em uma época de grande efervescência política. E, ao mesmo tempo, compreender os motivos que levaram Vargas Llosa a dar razão a Camus duas décadas após tê-la dado a Sartre.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.