Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.11183

Palavras-chave:

Contra-Informação. Desastres. Disputa Política

Resumo

A crise ambiental sob a hegemonia da mineração em Barcarena provocou a recomposição do campo político. Este artigo faz uma análise da atuação dos movimentos sociais na produção social da contra-informação no contexto da economia de desastre. São apresentadas as principais tensões em torno da disputa narrativa e as estratégias de resistências. De um modo geral, há uma importante insurgência política no campo de informações na medida em que os atores atingidos estão se apropriando de outros conhecimentos que vem potencializando as resistências e à defesa dos ecossistemas duramente atingidos. O conjunto destas ações pautam práticas educativas na formação de sujeitos políticos com caráter emancipatório, cujo foco é a garantia de direitos socioterritoriais para os povos da Amazônia. A abordagem interdisciplinar colabora na apreensão da arena de disputa, em especial, a politização do tema desastres, ampliando a análise dos mesmos, rompendo com a visão tecnicista agenciado pelas mineradoras.

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Biografia do Autor

Eunapio Dutra do Carmo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 1998), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) pelo NAEA/UFPA. É professor Adjunto do Curso de Serviço Social e Coordenador de Pós Graduação e Pesquisa da UFPA-Campus Marajó Breves. Foi professor e coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Integrante do Grupo pesquisa GETTAM (Grupo de Pesquisa sobre Estado, Território, Trabalho e Mercados Globalizados na Amazônia). Faz parte, desde 2008, do Banco de Avaliadores do MEC. Tem experiência na área de Desenvolvimento, Território e Impactos Socioambientais, Gestão e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos socioambientais, desenvolvimento local, sustentabilidade, políticas públicas, gestão territorial, cultura, reestruturação produtiva e relações de trabalho. É parecerista da Revista Novos Cadernos NAEA (UFPA) e da Revista de Administração Pública (FGV/SP).

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

do Carmo, E. D. (2020). Contrainformação e conhecimento emancipatório como práticas educativas no enfrentamento da economia de desastres da mineração em Barcarena (PA). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 12(23), 177–195. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.11183