O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA

Autores

  • Selton Evaristo de Almeida Chagas UFMT

Palavras-chave:

Sociologia na Educação Básica, Raciocínio Sociológico, Prática Pedagógica.

Resumo

Discutir o que se deve trabalhar em sociologia nas salas de aula do Ensino Médio vem se tornando uma das questões centrais desde que o ensino desse conhecimento foi mais uma vez introduzido na rede de Educação Básica nacional. Sendo assim, procuro realizar um breve levantamento histórico e conceitual acerca dessa problemática, analisando minha prática pedagógica enquanto docente de sociologia na rede pública de educação em Mato Grosso, na qual busco afirmar a necessidade de um ensino de sociologia dotado de um sentido para a vida do estudante. Este sentido pode ser pensando a partir da produção de um “raciocínio sociológico”, que pode propiciar ao estudante novos olhares sobre as práticas sociais, culturais, políticas e econômicas de seu cotidiano, sobretudo no que se refere à sua compreensão enquanto produto e produtor delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selton Evaristo de Almeida Chagas, UFMT

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor efetivo da rede estadual de educação de Mato Grosso. Atualmente é professor formador do CEFAPRO Cuiabá,na área de Diversidade na Educação Básica e mestrando em Geografia – UFMT.

Downloads

Publicado

2015-05-30

Como Citar

Chagas, S. E. de A. (2015). O RACIOCÍNIO SOCIOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 1(2). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10377