A pesquisa interventiva na construção do conhecimento de um mestrado profissional em educação

primeiros apontamentos de uma investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v16i32.14853

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa Interventiva, Mestrado Profissional

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação em andamento sobre a pesquisa de intervenção em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Buscou-se responder, pela análise de conteúdo dos Trabalhos de Conclusão de Curso, a questão: O que é a pesquisa de natureza interventiva em educação e como vem configurando na produção de conhecimento do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos? O objetivo é compreender como essa natureza de pesquisa vem se constituindo nesse Programa, explicitando as suas contradições e possibilidades de conhecimentos. Os resultados, em linhas gerais, demonstram que o Programa concretiza essa natureza de pesquisa, inova quanto aos métodos ativos de investigação, por exemplo, estudos descritivos propositivos, bem como em novos dispositivos de recolha de informações, no entanto, tem fragilidades na organização, análise, interpretação e inferências das informações colhidas das intervenções, o que implica em resultados investigativos frágeis, embora apresente produtos que transformam as condições pedagógicas da EJA.

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Biografia do Autor

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Professor Doutor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos – Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), editor científico da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (RIEJA), líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos e Processos Educativos e Sociais Interventivos (GPSUPESI).

Érica Alves, Universidade do Estado da Bahia

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos – Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Cognição em EJA (CCEJA).

Jocenildes Zacarias Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos – Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Línguagem, Infãncia, EJA e Tecnologias da informação e comunicação (GELITEC).

Marta Rosa F. A. Miranda Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos – Mestrado Profissional (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Conhecimento, Política e Desenvolvimento.

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Pereira, A., Alves, Érica V., Santos, J. Z., & MIRANDA SILVA, M. R. F. . A. (2024). A pesquisa interventiva na construção do conhecimento de um mestrado profissional em educação: primeiros apontamentos de uma investigação. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 16(32), 460–482. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v16i32.14853