O futuro da nação:

instrução, educação e racialização da infância (Porto Alegre, RS, c. 1871-1910)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11995

Palavras-chave:

infância, racialização, educação

Resumo

O artigo problematiza o processo de racialização da infância registrado no período compreendido entre o processo emancipacionista desencadeado pela lei de 1871 e os anos posteriores à Abolição, a partir do Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre. Considerando a infância como uma construção social e a racialização como a forma pela qual a ideia de raça ganhou movimento no cotidiano das relações sociais, evidenciamos os diferentes agentes e ideias que conflitavam os sentidos de educação e instrução. Utilizou-se a metodologia qualitativa e, como fontes, leis, relatórios, processos de tutela e escritos publicados na imprensa negra.

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Biografia do Autor

Melina Kleinert Perussatto, Unisinos

É professora de História na Secretaria Municipal de São Leopoldo e realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra em História pela Unisinos e Licenciada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

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Publicado

2021-04-05 — Atualizado em 2021-04-06

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Como Citar

Perussatto, M. K. (2021). O futuro da nação:: instrução, educação e racialização da infância (Porto Alegre, RS, c. 1871-1910). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 13(25), 60–90. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11995 (Original work published 5º de abril de 2021)