Política pombalina e educação escolar de crianças indígenas no mundo colonial:
uma contribuição à historiografia da infância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11584Palavras-chave:
Educação escolar, História indígena, Diretório pombalino.Resumo
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar elementos da educação escolar de crianças indígenas no período de vigência do diretório pombalino, abrangente política indigenista colocada em prática na América portuguesa a partir de meados do século XVIII, cujo preceito geral no âmbito da educação foi à substituição do modelo das antigas missões religiosas pela secularização do ensino. Para tanto, far-se-á uso de um conjunto de fontes sobre o funcionamento das escolas em vila Viçosa Real, antiga aldeia de Ibiapaba (1700-1759), elevada a categoria de “vila de índios” a partir de 1759, com a execução do diretório na capitania do Ceará. Com isso, espera-se contribuir com o debate acerca da história e da historiografia da infância no Brasil.
Palavras-chave: Educação escolar. História indígena. Diretório pombalino.
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