Os homens, as ideias, os escritos e os projetos políticos no Norte da América portuguesa oitocentista.
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.317Palavras-chave:
Revolução de 1817, Ilustração, República, FederalismoResumo
O artigo se propõe a apresentar uma reflexão sobre a circulação de ideias políticas que eram pensadas e discutidas por uma elite que desejava o rompimento do Norte do Brasil com a Coroa e implantar uma república inspirada na Revolução Americana. Em 1817 os instintos rebeldes foram severamente reprimidos com prisões e perdas de vidas. Entretanto, tais ideais vieram à tona em 1820 quando o constitucionalismo advindo da Revolução do Porto pôs em xeque os valores da monarquia absoluta reacendendo o debate em torno da autonomia das províncias. Estes pensamentos iriam conflitar com as ideias que estavam sendo tecidas no Rio de Janeiro que procuravam centralizar o poder nas mãos do príncipe regente Pedro, futuro imperador do Brasil, e contou em Pernambuco com o apoio de um grupo que se opunha à junta presidida por Gervásio Pires.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.