Cinema e reconstrução da experiência: os contratistas de viñas em Historias de un hombre de 561 años.

Autores

  • Pablo Alvira Universidade Nacional de Rosario (UNR)

Palavras-chave:

Argentina. Contratistas de viñas. Cinema.

Resumo

Com base na proposta que o uso do cinema como fonte permite-nos chegar ao conhecimento de como homens e mulheres viveram processos históricos, este artigo usa o filme argentino Historias de un hombre de 561 años com a finalidade de reconstruir as condições de trabalho e de vida dos contratistas de viñas da província de Mendoza (Argentina), no final dos anos 1960. É uma abordagem orientada a reconstrução do âmbito da experiência imediata dos sujeitos: processos de trabalho, condições de vida, imaginários, e as relações de solidariedade e conflito na sua interação diária com outros trabalhadores vitícolas e com a burguesia agroindustrial. Esse âmbito da experiência é necessariamente estudado no contexto do desenvolvimento específico do capitalismo na Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Alvira, Universidade Nacional de Rosario (UNR)

Professor da Universidade Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Bolsista doutoral do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina.

Downloads

Publicado

2015-05-31

Como Citar

Alvira, P. (2015). Cinema e reconstrução da experiência: os contratistas de viñas em Historias de un hombre de 561 años. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 3(5). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10432

Edição

Seção

Artigos Livres