Da contrapublicidade subalterna fraseriana como um potencial emancipador aos sujeitos trans no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v32i1.15225

Palabras clave:

Movimento Trans; Sujeitos Trans; Contrapublicidade subalterna; Nancy Fraser; Emancipação.

Resumen

No presente trabalho propõe-se, analisar se o ideal da contrapublicidade subalterna estruturado por Fraser (1993) apresenta potencial emancipatório para estruturar resposta às subalternizações, como o não reconhecimento de direitos, vivenciadas pelos sujeitos trans no cenário brasileiro. Para tanto, valendo-se a partir da revisão bibliográfica de cunho narrativo, fundamentalmente dos pressupostos de Fraser (1993; 2007, 2009a; 2009b), fez-se, de início, um breve estudo da estruturação do movimento trans no Brasil e, logo, diagnosticou-se o ideal da contrapublicidade subalterna, bem como se analisou a potencialidade deste ideal para refletir resposta emancipatória as subalternidades vivenciadas pelos sujeitos trans. Acredita-se, por fim, que ao se refletir o ideal da contrapublicidade subalterna se possibilite reflexões críticas acerca da igualdade de participação dos sujeitos trans, bem como de respostas emancipatórias às subalternidades, como o não reconhecimento de direitos, experimentadas por estes sujeitos no contexto brasileiro.

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Biografía del autor/a

Amanda Brum, Universidade federal do Rio Grande - FURG

Pos-doutoranda em Direito e Justiça Social – FURG. Doutora em Direito pela UNISINOS-RS.

Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/1878072916219029

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação com período de doutoramento sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS.

Lattes CV: http://lattes.cnpq.br/9894300167305005

 

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Brum, A., & Duro Dias, R. (2023). Da contrapublicidade subalterna fraseriana como um potencial emancipador aos sujeitos trans no Brasil. JURIS - Revista De La Facultad De Derecho, 32(1), 108–121. https://doi.org/10.14295/juris.v32i1.15225

Número

Sección

Ciudadanía, educación, trabajo y sostenibilidad