Decisões judiciais em ação civil pública que trata de políticas públicas: possibilidade de intervenção judicial e seus limites

Authors

  • Loren Tazioli Engelbrecht Zantut Universidade do Vale do Itajaí, Univali. Itajaí/SC, Brasil
  • Paulo de Tarso Brandão Universidade do Vale do Itajaí, Univali. Itajaí/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v28i1.8013

Keywords:

Judicialização, Direitos coletivos, Ação civil pública, Garantias

Abstract

O presente artigo busca verificar os fundamentos para a legitimação do juiz para interferir ou definir políticas públicas pela via da ação civil pública que versa sobre direitos difusos, coletivos em sentido estrito e individuais homogêneos, analisando a tendência das tomadas de decisão judicial neste âmbito. Para alcançar o resultado da pesquisa, utilizou-se pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, buscando traçar uma linha de comportamento dos entendimentos sobre do tema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Loren Tazioli Engelbrecht Zantut, Universidade do Vale do Itajaí, Univali. Itajaí/SC, Brasil

Mestranda bolsista PROSUP-CAPES no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Jurídicas da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI - SC, Graduada em Direito e Administração pela mesma instituição, e-mail: lohengel@hotmail.com.

Paulo de Tarso Brandão, Universidade do Vale do Itajaí, Univali. Itajaí/SC, Brasil

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em seus cursos de Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica. Itajaí/Sc-Brasil. Endereço Eletrônico: brandao@floripa.com.

Published

2018-08-08

How to Cite

Zantut, L. T. E., & Brandão, P. de T. (2018). Decisões judiciais em ação civil pública que trata de políticas públicas: possibilidade de intervenção judicial e seus limites. JURIS - Faculty of Law Journal, 28(1), 157–180. https://doi.org/10.14295/juris.v28i1.8013

Issue

Section

Artigos