Ao Sr. "Z": Richard Burton e "As cartas dos campos de batalha do Paraguai"

Autores

  • Tiago Gomes de Araújo Instituto Federal de Goiás

Palavras-chave:

Guerra do Paraguai. Cartas de Guerra. Richard Burton.

Resumo

A reflexão aqui proposta tem como objetivo apresentar uma análise das Cartas dos Campos de Batalha do Paraguai produzidas por Richard Burton, cônsul britânico na cidade brasileira de Santos. Nosso intuito se justificativa pela tentativa em apresentar os elementos histórico-sociais da Guerra do Paraguai (1864-1870), maior conflito sul-americano em severidade, ou seja, significativo seja em perdas materiais, mas principalmente humanas. A guerra envolveu Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai, que de acordo com a nova historiografia do conflito, se bateram nos campos de batalha na luta pela hegemonia política e territorial na região do rio da Prata. As correspondências utilizadas como fontes históricas além de nos fornecer um rico quadro sobre as nuances que marcaram este evento histórico, também nos convidam à valorização deste tipo de base documental como recurso interpretativo. Para facilitar nossa incursão histórica pelos campos de batalha extraímos alguns trechos das cartas que contêm uma diversidade temática proveitosa para aqueles que desejam se aprofundar no estudo da guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Gomes de Araújo, Instituto Federal de Goiás

Doutor em História Social pela Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (2012). Professor de História do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Águas Lindas.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

de Araújo, T. G. (2014). Ao Sr. "Z": Richard Burton e "As cartas dos campos de batalha do Paraguai". Historiæ, 5(1), 74–97. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/4807