A Guerra do Paraguai por meio de diários e reminiscências

Autores

  • Braz Batista Vas Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus de Araguaína http://orcid.org/0000-0003-0880-9712
  • Silmária Mouzinho de Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus de Araguaína

Palavras-chave:

Guerra do Paraguai, Diários, Reminiscências, Cotidiano,

Resumo

O presente artigo intitulado “A Guerra do Paraguai por meio de diários e reminiscências” tem como objetivo principal analisar e problematizar alguns diários e reminiscências, de pessoas que participaram ou foram contemporâneas ao evento histórico conhecido na historiografia brasileira como a Guerra do Paraguai. Desse modo, procuramos historicizar o cotidiano e a vivência de soldados e voluntários da Pátria, dentre outros, que acompanharam o Exército para lutar na guerra contra o Paraguai, destacando suas angústias e tristezas, a partir das vivências cotidianas, relatando desde as dificuldades enfrentadas por eles no decorrer das batalhas face aos paraguaios, como os acampamentos e a convivência diária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braz Batista Vas, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus de Araguaína

Graduado em História (bacharelado e Licenciatura), Mestre e Doutor em História, com trabalhos relacionados a área de História Militar Brasileira, notadamente Guerra do Paraguai. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Curso de História, Campus de Araguaína.

Silmária Mouzinho de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus de Araguaína

Graduada em História – Licenciatura – pela Universidade Federal do Tocantins – UFT – Campus de Araguaína.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

Vas, B. B., & Oliveira, S. M. de. (2014). A Guerra do Paraguai por meio de diários e reminiscências. Historiæ, 5(1), 305–330. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/4518