Nesta “efeméride” o que temos a comemorar? O ensino de História e a Guerra do Paraguai 150 anos depois - análise da Coleção Didática Projeto Radix: História (PNLD 2014)

Autores

  • Ana Paula Squinelo Universidade Federal de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Ensino. Guerra do Paraguai. Coleção Didática Projeto Radix, História

Resumo

O ensino relacionado ao conteúdo intitulado Guerra do Paraguai (1864-1870) apresenta, nos Livros Didáticos, ao longo dos séculos aspectos que são marcados por rupturas e permanências no saber e fazer históricos, tanto docente como discente. Refletir sobre esse processo é o objetivo desse artigo. Para efetivá-lo elenquei alguns elementos norteadores para subsidiar a análise, quais sejam: a historiografia brasileira referente ao conflito platino; questões pertinentes ao estudo sobre Livros Didáticos; e, finalmente, a Coleção Didática denominada Projeto Radix: História (PNLD 2014/História).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Squinelo, Universidade Federal de São Paulo - USP

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) UFMS/CPAq/Curso de História - Grupo de Pesquisa Historiografia e Ensino de História (HEH) Laboratório de Ensino de História (LEH)

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

Squinelo, A. P. (2014). Nesta “efeméride” o que temos a comemorar? O ensino de História e a Guerra do Paraguai 150 anos depois - análise da Coleção Didática Projeto Radix: História (PNLD 2014). Historiæ, 5(1), 262–295. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/4814