Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Deslocamentos/Déplacements: revista franco-brasileira interdisciplinar de psicanálise?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Deslocamentos avaliará os artigos submetidos mediante as seguintes diretrizes:
- O artigo deve contribuir de forma relevante ao debate dentro do foco e escopo da revista;
- O objeto do trabalho, os fundamentos teóricos, método de investigação e resultados devem estar claramente discriminados e serem apresentados de forma objetiva.
- A bibliografia utilizada deve ser atual e coerente com a perspectiva apresentada;
- O texto deve zelar pela clareza e objetividade das ideias apresentadas, assim como pelo uso correto da língua;
- O texto deve respeitar as normas técnicas e diretrizes estabelecidas nas diretrizes para autores.
- O texto deve ser enviado em liingua portuguesa e francesa.
Diretrizes para autores
Os autores devem submeter seus trabalhos unicamente pelo site de Deslocamentos: https://periodicos.furg.br/deslocamentos.
Debates: comentários complementares e réplicas a textos publicados em números anteriores da revista. (corpo do texto com 15 a 20 páginas, ou 25.000 a 35.000 caracteres com espaço).
Documentos: textos clássicos, entrevistas, comentários e intervenções em discussões correntes, selecionados a critério da comissão e do conselho editorial.
É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão.
Todo o processo de editoração pode ser acompanhado pelos autores, pelo sistema SEER.
Antes de publicar os originais, o Editor enviará uma prova para a última leitura dos autores. Esta leitura deverá ser feita em três dias úteis e devolvida à Revista. Caso os autores não devolvam indicando correções, o texto será publicado conforme a prova.

Apresentação de originais
Os textos originais deverão ser submetidos eletronicamente pelo sistema SEER http:// , do seguinte modo:
1) nos formatos Word, OpenOffice ou RTF, com:
a. em espaço 2,0 (em todas as partes do manuscrito), b. fonte Times New Roman, tamanho 12
c. não excedendo o número de páginas apropriado à categoria em que o trabalho se insere.
d. página A4
e. margens: 2,5 cm de margem superiores e inferiores; 3cm de margem à direita e à esquerda

 


Referências
Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção. Continue utilizando espaço duplo e não deixe um espaço extra entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA(veja alguns exemplos abaixo). Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2001, 5a edição) para verificar as normas não mencionadas aqui.
Em casos de referência a múltiplos estudos do(a) mesmo(a)autor(a), utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.
Exemplos de referências:
1. Artigo de revista científica
Bosa, C. A., & Piccinini, C. A. (1996). Comportamentos interativos em crianças com temperamento
fácil e difícil. Psicologia Reflexão e Crítica, 9, 337-352. 2. Artigo de revista científica paginada por fascículo
Proceder de acordo com o indicado acima, e incluir o número do fascículo entre parênteses, sem sublinhar, após o número do volume.
3. Artigo de revista científica editada apenas em formato eletrônico
Silva, S. C. da (Fevereiro de 2006). Estágios de Núcleo Básico na formação do psicólogo: experiências de desafios e conquistas. Psicologia para América Latina, 5, 2006, Consultado em 12 de maio de 2006, em http://scielo.bvs-psi.org.br
4. Livros
Melman, C. (2003). O homem sem gravidade / Gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.
5. Capítulo de livros
Barros, T.Z. (2018). Identidade, gozo e as potencialidades democráticas do populismo. In C. Hoffmann & J. Birman (Ed.), Psicanálise e Política : Uma nova leitura do populismo (pp. 77-113). Säo Paulo: Instituto Langage.
6. Obra antiga reeditada em uma data muito posterior
Freud, S. (1905). Os chistes e suas relações com o inconsciente in Obras Completas Vol.VIII. Rio de Janeiro: Imago. (Edition originale 1905).
7. Autor institucional
American Psychiatric Association (1988). DSM-III-R, Diagnostic and statistical manual of mental disorder (3a ed. revisada). Washington, DC: Autor.
.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.