A diversidade da agricultura urbana e periurbana em Presidente Prudente - SP

Antonio Nivaldo Hespanhol, Claudinei da Silva Pereira, Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol

Resumo


O objetivo do artigo foi analisar a diversidade da agricultura urbana e periurbana em Presidente Prudente, tomando como referência a dimensão das áreas cultivadas, os tipos de terrenos, os sistemas de produção e os canais de comercialização utilizados. Foram identificadas e mapeadas as áreas hortícolas e as ocupadas com outros tipos de cultivo; entrevistas com técnicos e dirigentes municipais foram realizadas e um formulário foi aplicado a 23 horticultores. Constatou-se que 56,5% dos horticultores pesquisados cultivam áreas próprias cujas dimensões são inferiores a dois mil metros quadrados, sendo que 87,0% empregam sistemas convencionais de cultivo. Os 91,3% dos produtores pesquisados que comercializam a produção, o fazem por intermédio de feiras livres, sacolões, mercados de bairro e da venda direta aos consumidores. Conclui-se que a AUP é resiliente e tem sido importante na composição da renda dos produtores e no abastecimento de produtos hortícolas de alta perecibilidade.


Palavras-chave


Agricultura urbana e periurbana, horticultura, cidade.

Texto completo:

PDF

Referências


LEITE, José Ferrari. A Alta Sorocabana e o espaço polarizado de Presidente Prudente. Presidente Prudente: FAFI, 1972.

MACHADO, A. T.; MACHADO, C. T. T. Agricultura urbana. Documentos /Embrapa Cerrados, 2002. Disponível em: http:bbeletronica.cpac.embrapa.br/2002/doc/doc_48.pdf acesso em 02 fev.2017.

MADALENO, I. M. Políticas de apoio à agricultura urbana em Lisboa e Presidente Prudente. Revista de Agricultura Urbana, n.4, 2001. Disponível em:

http://www.agriculturaurbana.org.br/RAU/AU4/AU4lisboa.html. acesso em 28 out. 2017.

MOUGEOT, L. J. A. Agricultura Urbana - conceito e definição. Revista de Agricultura Urbana, n. 1, 2000.

Disponível em: http://www.agriculturaurbana.org.br/RAU/AU1/AU1conceito.html. acesso em 28 out. 2017.

NASCIMENTO, Agnaldo da Silva. No vazio, caberiam casas, parques, fábricas... caberia muita cidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente, 2014.

SANTANDREU, Allain; LOVO, Ivana Cristina. Identificação e Caracterização de Iniciativas de Agricultura Urbana e Periurbana em Regiões Metropolitanas Brasileiras. In: Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS; Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN; Departamento de Promoção de Sistemas Descentralizados – DPSD. Panorama da agricultura urbana e periurbana no Brasil e diretrizes políticas para sua promoção. Belo Horizonte, 2007.

SILVA, Clécio Azevedo da A instituição dos circuitos de proximidade no sistema alimentar: fatores de permanência e estratégias dos agentes. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária. São Paulo, 2009.

SPOSITO, Maria E. B; GÓES, Eda Maria. Espaços fechados e cidades: insegurança urbana e fragmentação socioespacial. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

VALE, Ana Rute do. Expansão urbana e plurifuncionalidade no espaço periurbano do município de Araraquara (SP). Tese (Doutorado em Geografia) Instituto de Geociências e Ciências Extas, UNESP, Rio Claro, 2005.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Editora Studio Nobel, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Antonio Nivaldo Hespanhol, Claudinei da Silva Pereira, Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol

Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais

ISSN 2596-1314

Curso de Relações Internacionais

Faculdade de Direito

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Santa Vitória do Palmar - Rio Grande do Sul - Brasil



INDEXADORES

PROPESQ PROPESQ