Natália: a expressão de um duplo olhar sobre a escrita diarística feminina

Autores

  • Clêuma de Carvalho Magalhães IFPI / FURG

Resumo

Este trabalho traz uma leitura do romance Natália, de Helder Macedo. Natália, a protagonista, é também a narradora do enredo constituído por fatos relacionados a sua busca de identidade. A narradora conta sua história através de um diário, estabelecendo um pacto autobiográfico, numa complexa escrita de si marcada por angústias e incertezas. A obra revela ainda um olhar masculino sobre a diarística feminina, uma vez que a autoria do livro deve-se a Helder Macedo, o qual marca presença na obra como um famoso escritor (cujo nome não é informado) que aconselhara Natália a escrever um romance em forma de diário. O leitor depara-se, pois, com uma história que aponta para a possibilidade de uma dupla ficção, vendo-se envolvido por dúvidas a respeito da veracidade dos acontecimentos narrados, da identidade de Natália e até mesmo da sua função de autora do diário. O objetivo éanalisar a escrita de si realizada pela protagonista, considerando também o fato dessa produção ser guiada pela visão do autor, ou seja, uma visão masculina. A análise fundamenta-se nas reflexões de Philippe Lejeune sobre o pacto autobiográfico e incorpora leituras da crítica literária feminista acerca do papel da mulher na literatura e na sociedade contemporânea.

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Referências

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Publicado

15-07-2019

Como Citar

Magalhães, C. de C. (2019). Natália: a expressão de um duplo olhar sobre a escrita diarística feminina. Cadernos Literários, 24(1), 53–64. Recuperado de https://periodicos.furg.br/cadliter/article/view/9193

Edição

Seção

Dossiê I Seminário Internacional Literatura, Cultura e Imaginário e do I Sem. Int. Vozes Femininas e Escritas do Eu