Amizade e educação: reflexões sobre o pensamento de Hannah Arendt e as estórias do sertão de João Guimarães Rosa
Palavras-chave:
educação, amizade, narrativas, Hannah Arendt, Guimarães RosaResumo
O ensaio debate a relação entre a noção de educação no pensamento de Hannah Arendt e as estórias do sertão de João Guimarães Rosa, a partir da concepção da amizade. A filósofa concebe a educação como um espaço de mediação e cuidado entre as gerações, em que a mais antiga tem a responsabilidade de introduzir os novos no mundo. Nesse contexto, aborda-se a possibilidade de pensar a ideia da educação que narre estórias, criando um laço de amizade entre gerações no mundo. Mediante o pensamento de Hannah Arendt e narrativa do sertão de João Guimarães Rosa reflete-se uma educação como amizade na responsabilidade que os educadores têm em transmitir um legado, herança cultural, às futuras gerações. A narrativa de estórias, pérolas cristalizadas, pode vir a ser um outro caminho para reconciliar as gerações e repensar a educação.Downloads
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