Os casamentos em Rio Grande: uma recordação a partir da fotografia

Autores

  • Adriana Senna

Resumo

Este artigo aborda a utilização da fotografia de casamento como fonte para a compreensão dos hábitos e costumes da população rio-grandina frente à instituição matrimonial, preocupando-se em relatar aspectos da utilização do retrato. A homogeneidade nas poses, expressões e vestimentas, bem como a semelhança nos painéis de fundo dos estúdios, demonstram poucas mudanças ao longo de aproximadamente 30 anos, evidenciando também a permanência de alguns fotógrafos na cidade, como Tonietti e Giovannini.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Senna

Graduação em História pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande, especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Rio Grande do Sul pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2007-12-14

Como Citar

Senna, A. (2007). Os casamentos em Rio Grande: uma recordação a partir da fotografia. BIBLOS, 11, 17–26. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/508

Edição

Seção

Artigos