A história política do Rio Grande do Sul: breve comentário

Autores

  • Sonia Maria Ranincheski

Resumo

O presente trabalho, com ênfase no estudo da história política, discute a formação do sistema político-partidário no rio grande do sul e contextualiza o debate acerca da possibilidade de ter ocorrido um padrão eleitoral bipartidário no estado, mesmo em situação de pluralidade democrática. Para tanto, é revisada a trajetória do PDT (partido democrático trabalhista) com vistas ao questionamento sobre a herança trabalhista pelo PDT e, portanto, se haveria uma reedição deste bipartidarismo nos anos 90. Sem a pretensão de esgotar o tema, acredita-se que o PDT nos anos 90 estaria manifestando uma fragilidade de projetos para a sociedade, o que poderia estar acarretando o seu declínio como partido grande. Talvez o PDT esteja se constituindo numa terceira força, deixando para outros partidos de esquerda, notadamente o PT (partido dos trabalhadores), a imagem de partido de primeira grandeza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Ranincheski

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas pela Universidade de Brasília.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2007-12-14

Como Citar

Ranincheski, S. M. (2007). A história política do Rio Grande do Sul: breve comentário. BIBLOS, 11, 7–15. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/507

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)