<b> Morfodinâmica do banco das Três Marias – Barra do Rio Grande </b>

Autores

  • Elaine Siqueira Goulart Universidade Federal do Rio Grande
  • Lauro Júlio Calliari Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v33i2.2694

Palavras-chave:

Batimetria, sedimentologia, delta de maré vazante, antepraia

Resumo

Dados batimétricos detalhados obtidos na antepraia adjacente ao Molhe Oeste conhecida como banco das Três Marias, evidenciaram a presença de uma fossa junto a extremidade do molhe e um banco na forma de domo a SO da depressão. O banco tem sua base e crista respectivamente nas cotas de 8 e 6 m. A feição é aproximadamente oval, com o eixo maior semiparalelo à costa (sentido NNE – SSO) medindo aproximadamente 1600 m. O eixo menor, quase transversal à costa (sentido L-O), apresenta cerca de 1200 m de extensão. O banco representa o resquício do lobo terminal do delta de maré vazante (barra) da laguna formado durante a fixação de sua desembocadura. A fossa junto ao cabeço do molhe apresenta pendente íngreme, que inicia na isóbata de 8 m e alcança a isóbata dos 17 m, sendo provavelmente formada pela ação da corrente longitudinal de SO para NE. Foram coletadas também amostras de sedimento. Estes dados evidenciaram ao menos três subambientes refletindo diferentes níveis de energia. Do mais enérgico para o menos: o banco, onde o sedimento é mais grosso e melhor selecionado, a antepraia, com o sedimento pouco mais fino e a fossa, onde foi amostrada lama, mal selecionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Siqueira Goulart, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Atualmente é aluno de mestrado com ênfase em Oceanografia Geológica na Universidade Federal do Rio Grande.

Lauro Júlio Calliari, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1975), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Oceanografia Geológica - Virginia Institute Of Marine Science (1990). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande .

Downloads

Como Citar

Goulart, E. S., & Calliari, L. J. (2012). <b> Morfodinâmica do banco das Três Marias – Barra do Rio Grande </b>. Atlântica (Rio Grande), 33(2), 123–139. https://doi.org/10.5088/atlântica.v33i2.2694

Edição

Seção

Artigos