PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DE TRABALHADORES DO SETOR ALIMENTÍCIO

Autores

  • Vagner de Souza Vargas
  • Rubens Cáurio Lobato

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i2.985

Palavras-chave:

Exercício físico. Obesidade. Avaliação nutricional. Saúde do trabalhador. Physical exercise. Obesity. Nutritional evaluation. Worker’s health.

Resumo

A obesidade é causada pelo suprimento excessivo de energia em relação ao seu consumo, ou seja, quando o organismo recebe energia através dos alimentos, em quantidades maiores que as expendidas, ocorre aumento do peso corporal. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de obesidade em trabalhadores da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência de Pelotas/RS, assim como pesquisar a prática de exercícios físicos regularmente por essa população. No período de junho a agosto de 2001, todos os trabalhadores foram entrevistados e avaliados nutricionalmente pelo autor desta pesquisa. Com este estudo foi possível evidenciar que 30,0% desses funcionários estavam com obesidade, sendo que a maioria desses indivíduos trabalhavam na cozinha. Além disso, observou-se que 100% das pessoas obesas eram do sexo feminino, a maioria apresentava idade avançada, baixa escolaridade, cor da pele branca e não praticavam exercícios físicos regularmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner de Souza Vargas

Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006).

Mais informações: Currículo Lattes

Rubens Cáurio Lobato

Formando do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Vargas, V. de S., & Lobato, R. C. (2009). PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DE TRABALHADORES DO SETOR ALIMENTÍCIO. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 19(2), 37–46. https://doi.org/10.14295/vittalle.v19i2.985

Edição

Seção

Artigos