EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Autores/as

  • Aline Ferreira Brandão
  • Giovana Calcagno Gomes
  • Vagner de souza vargas
  • Valeria Lerch Lunardi

Palabras clave:

Educação em Saúde, Educação Nutricional, Promoção à Saúde.

Resumen

Os profissionais cujo trabalho tem relação com a promoção da saúde, prevenção de doenças ou recuperação da saúde devem conhecer o processo nutricional como fenômeno fisiológico, influenciado diretamente por condições ambientais, sociais e psicológicas. Neste sentido, a educação nutricional surge como área emergente para contornar os problemas nutricionais da população. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica acerca da educação nutricional e do processo de educação em saúde. Com este estudo evidenciou-se que, devido ao fato do processo educativo veicular informações, subsidiando o paciente no seu auto-cuidado, os profissionais de saúde transcenderiam seus conhecimentos técnico-científicos para atuarem como educadores em saúde e multiplicadores de conhecimentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Ferreira Brandão

Nutricionista, mestre em Enfermagem e Saúde pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

Giovana Calcagno Gomes

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente (GEPESCA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPES) da FURG, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vagner de souza vargas

Nutricionista, mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Valeria Lerch Lunardi

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)..

Publicado

2011-03-18

Cómo citar

Brandão, A. F., Gomes, G. C., vargas, V. de souza, & Lunardi, V. L. (2011). EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 21(2), 11–18. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1339

Número

Sección

Artigos