Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem

Authors

  • Anderson Luís Garcia Correia Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Thiago da Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Caio César Cardoso da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luiz Alberto Oliveira Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Mauro de Vasconcellos Real Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Elizaldo Domingues dos Santos Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Liércio André Isoldi Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Keywords:

Carga crítica, Flambagem de placas perfuradas, Método dos elementos finitos (MEF), Otimização geométrica, Teoria Constructal

Abstract

Placas são elementos amplamente empregados na engenharia estrutural. Em muitas situações é necessária a existência de perfurações nestas placas. Sabe-se ainda que elementos estruturais esbeltos submetidos a cargas de compressão axial podem falhar de maneira súbita, com uma tensão inferior à tensão de escoamento do material, devido a um fenômeno de instabilidade conhecido como flambagem. Nesse artigo, a Teoria Constructal será utilizada para otimizar geometricamente placas finas perfuradas, submetidas a compressão uniaxial, tendo como objetivo obter a dimensão ótima do furo que maximize a carga crítica de flambagem. Para isso diversas simulações numéricas foram realizadas, utilizando um modelo computacional baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF). Observou-se que para todos os valores de Ø (relação entre o volume do furo e o volume da placa) analisados, a placa que apresenta melhor desempenho sob compressão uniaxial é a que possui a maior relação H/L (relação entre a altura e o comprimento da placa). No que diz respeito à análise individual de cada placa, a que obteve o maior acréscimo percentual no valor de carga crítica de flambagem em relação a uma placa sem furo foi a placa 1 (H/L = 1.00), chegando a 198.98%. A placa que apresentou o menor acréscimo percentual foi a placa 4 (H/L = 0.25), com 7.72%. Ao realizar uma comparação global entre as placas, a que obteve o melhor desempenho foi a placa 1 (H/L = 1.00), apresentando uma carga crítica máxima de flambagem 176.85% maior que a carga crítica máxima na placa de pior desempenho, placa 4 (H/L = 0.25).

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Published

2013-07-04

How to Cite

Correia, A. L. G., Silveira, T. da, Silva, C. C. C. da, Rocha, L. A. O., Real, M. de V., Santos, E. D. dos, & Isoldi, L. A. (2013). Constructal design aplicado a placas com furos elípticos sob flambagem. VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering, 23(1), 18–31. Retrieved from https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3688

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