O nível médio do mar: uma realidade física u um critério de engenharia

Authors

  • Claudio Freitas Neves

Keywords:

maré, nível médio do mar, engenharia costeira, gerenciamento costeiro

Abstract

O monitoramento permanente das marés para fins de navegação levou à constatação da existência de flutuações do nível médio do mar. O artigo discute os possíveis entendimentos que se pode ter sobre este conceito e sugere que o “nível médio do mar” seja obtido por meio de filtragens (no domínio do tempo ou da freqüência) dos registros aregráficos, quando o usuário estabelece o período de oscilações a serem filtradas. São apresentados exemplos de medições no Brasil e nos Estados Unidos em longo prazo e são evidenciadas as causas meteorológicas para flutuações do nível do mar em escalas intra-anual (sazonal) e interanual (decenal). O artigo finaliza propondo a curva de permanência do nível médio do mar como um critério de engenharia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Claudio Freitas Neves

Professor do Programa de Engenharia Oceânica - UFRJ, Doutor em Coastal Oceanographical Engineering pela University of Florida (Estados Unidos).

Mais informações: Currículo Lattes

Published

2007-12-17

How to Cite

Neves, C. F. (2007). O nível médio do mar: uma realidade física u um critério de engenharia. VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering, 15(2), 19–33. Retrieved from https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/185

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.