Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos

Autores

  • Camila Braga e Silva Instituto de Matemática, Estatística e Física - FURG. Licenciada em Matemática.
  • Maria Elenice Sena Instituto de Matemática, Estatística e Física - FURG. Licenciada em Matemática.
  • Catia Maria dos Santos Machado Instituto de Matemática, Estatística e Física - FURG. Doutora em Engenharia de Produção.
  • Diana Francisca Adamatti Centro de Ciências Computacionais - FURG. Doutora em Engenharia Elétrica.

Palavras-chave:

Teorema das quatro cores, Ensino, Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo uma revisão teórica sobre grafos planares e coloração de grafos. Além da importância do tema no contexto das aplicações do mundo real, ele pode também servir para a produção de ferramentas computacionais no ensino de matemática. Relata-se sobre a importância de trabalhar esta parte da matemática na educação básica a fim de promover raciocínio estratégico e tratamento da informação, bem como da importância da utilização de algoritmos como recurso pedagógico facilitador e favorecedor da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Silva, C. B. e, Sena, M. E., Machado, C. M. dos S., & Adamatti, D. F. (2016). Uma abordagem teórica e prática da coloração em problemas modelados por grafos. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 26(2), 61–72. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6516

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.