CONTEXTO HISTÓRICO DO MÉTODO DE DIVISÃO E CONQUISTA E ABORDAGEM DO ESTUDO DE UM AUTOPROBLEMA NUMA QUESTÃO REAL

Autores

  • Marlúbia Corrêa de Paula Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Eliamar Ceresoli Rizzon Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

RESOLUÇÃO DE AUTOSSISTEMAS, MÉTODO DE DIVISÃO E CONQUISTA, SITUAÇÃO REAL, CONTEXTO HISTÓRICO, TÉCNICA

Resumo

Este trabalho traz um relato sobre a resolução de autossistemas através do Método de Divisão e Conquista, por meio de uma abordagem envolvendo o contexto histórico como evidência do uso da técnica de dividir para conquistar. Após, apresenta-se um estudo que demonstra a utilização de autovalores e autovetores no problema de fluxo de potência para determinação de áreas de controle de tensão, usando para isso uma barra piloto (divisão do sistema total em pequenos autossistemas). O trabalho envolve a necessidade da utilização de autoproblemas para a solução de problemas em situação real. Essa análise ocorre em função da questão relativa ao controle de potência reativa em sistemas de potência, onde há necessidade de prever episódios que envolvam fenômenos de instabilidade de tensão. Dessa forma, são criados esquemas que possam controlar zonas de instabilidade em uma área, demonstrando, assim, a utilização prática (real) da ideia de autovetores em problemas de Engenharia Elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação de Ciências e Matemática PUCRS -2014/2018

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Doutor adjunto do Departamento de Estatística, Instituto de Matemática da UFRGS Professor Doutor adjunto do Departamento de Matemática, PUCRS

Eliamar Ceresoli Rizzon, Universidade de Passo Fundo

Professora Msc. do Instituto de Ciências e Geografia (ICEG), UPF

Referências

BROLEZZI, A.C. Epistemologia e História da Matemática: Anotações para uma História às Avessas. Apresentação de Trabalho/Seminário, 2004. Disponível em: https://www.nilsonjosemachado.net/20070316.pdf

CERESOLI, E. O Método de Divisão e Conquista na Solução de Autossistemas de Matrizes Simétricas. Dissertação (Matemática Aplicada), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

FACHIN, M.P.G. The Divide-and-Conquer Method. Tese de Doutorado, University of Kent, Canterbury, Inglaterra, 1994.

FERREIRA, L.B.P.; NASCIMENTO, M.L. Torre de Hanói: Um Recurso Pedagógico para a Educação Básica, Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

HENRIQUES, R.M. Utilização de Autovalores e Autovetores no Problema de Fluxo de Potência para Determinação das Áreas de Controle de Tensão. Tese de Doutorado (Engenharia Elétrica), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, 2009.

JACOB, G. “René Descartes - Discurso do Método,” Tradução B. Prado Jr. Para bem conduzir a própria razão e procurar a verdade nas ciências. Disponível em: http://fortium.edu.br/blog/rogerio_basali/files/2010/03/Descartes_Discurso_do_Metodo_Tradicional12.pdf

MACHADO, N.J. “Matemática e Educação: Alegorias, Tecnologias e Temas Afins,” São Paulo: Cortez, 1992. (Coleção Questões da Nossa Época, n. 2)

PEREIRA, A.; RODRIGUES, R. O Problema das Torres de Hanoi: A Lenda, Algoritmos e Generalizações. Gazeta de Matemática, v. 1, n. 144, p. 10-11, 2003.

SILVA, A.; GURGEL, C.M.A. Questões de Interesse na História do Pensamento Cartesiano para a Educação Matemática Contemporânea. Ciência & Educação (Bauru), v.11, n.3, p.513-522, 2005.

WATANABE, R. Uma Lenda: Torre de Hanói. Explorando o Ensino da Matemática, Volume II. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2004.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Paula, M. C. de, Viali, L., & Rizzon, E. C. (2021). CONTEXTO HISTÓRICO DO MÉTODO DE DIVISÃO E CONQUISTA E ABORDAGEM DO ESTUDO DE UM AUTOPROBLEMA NUMA QUESTÃO REAL. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 28(1-2), 31–42. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/2735

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.