Sistema para Aquisição de Sinais de Eletrocardiograma como Ferramenta para Fins Acadêmicos

Autores

  • Felipe Vieira Alves Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista, Brasil
  • Ciro Campos Chaves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Tarcila Oliveira Matos Muniz Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/vetor.v31i1.13372

Palavras-chave:

ECG, Filtros, Engenharia Elétrica

Resumo

Com a globalização e novos meios digitais, cada vez mais é necessário o uso da tecnologia como instrumento que venha a colaborar com a construção do conhecimento, pois tecnologia refere-se a algo que, desenvolvido, venha facilitar a realização de um trabalho, bem como viabilizar o entendimento e aplicação de uma ação. Neste trabalho, o objetivo foi desenvolver um dispositivo capaz de realizar leituras dos sinais elétricos do coração, a partir das tecnologias da eletrônica, visando a visualização da forma de onda do sinal, como também auxiliar no aprendizado acadêmico na área de engenharia elétrica e biomédica, tornando os estudantes mais familiarizados com os instrumentos e conceitos utilizados pelos profissionais da área. O projeto consiste em um circuito de aquisição, amplificação e filtragem do sinal de ECG. Foi desenvolvido um amplificador capaz de amplificar esses sinais; no entanto, os sinais estão sujeitos a ruídos aleatórios e perturbações que podem dificultar a análise de um sinal ou outro procedimento, sendo indispensável a utilização de filtros apropriados para limpar e condicionar os dados obtidos com maior eficiência e clareza em sua leitura. Os resultados obtidos na aquisição do sinal de ECG foram satisfatórios, como também foi possível desenvolver um material de fácil compreensão, para fins acadêmicos, como auxílio para toda a comunidade especifica na compreensão deste processo.

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Referências

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Publicado

2021-11-18 — Atualizado em 2022-05-03

Como Citar

Alves, F. V., Campos Chaves, C., & Muniz, T. O. M. (2022). Sistema para Aquisição de Sinais de Eletrocardiograma como Ferramenta para Fins Acadêmicos. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 31(1), 11–22. https://doi.org/10.14295/vetor.v31i1.13372

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