LIVROS DE AUTO-AJUDA EM FINANÇAS PESSOAIS DE AUTORES BRASILEIROS E NORTE-AMERICANOS: ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS BEST-SELLERS DA ÁREA (2010 – 2019)
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11510Keywords:
Educação financeira, Finanças Pessoais, Planejamento Financeiro PessoalAbstract
O trabalho procurou comparar os livros mais vendidos de autores brasileiros e norte-americanos de autoajuda em finanças pessoais com intuito de identificar algum tipo de padrão nas respectivas literaturas e possíveis explicações para os fenômenos identificados, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A codificação utilizada foi baseada na estrutura conceitual do Planejamento Financeiro Pessoal do Financial Planning Standards Board. O estudo tem suas hipóteses baseadas em dados oficiais de acesso ao mercado financeiro, na dificuldade financeira das populações e nos níveis de educação financeira. Os resultados rejeitaram parcialmente a hipótese, já que em ambas as literaturas o foco se deu em gestão de ativos e investimentos, porém a amplitude para a codificação planejamento financeiro nos autores brasileiros é significativamente menor que nos norte-americanos. Estes evidenciam o fato dos consumidores desse tipo de literatura ter interesse direto sobre os temas ligados a essa codificação e estão inseridos (ou pretendendo se inserir) no mercado de investimentos, buscando conhecimento específico. Além disso, mostra certo mimetismo por parte da literatura oriunda de autores brasileiros, que poderia entender o mercado norte-americano como um modelo (de sucesso) ou influência direta dos autores e livros deste país cuja literatura é mais antiga e robusta.