O EFEITO DA SUPERVISÃO NA PRODUTIVIDADE DOS SUBORDINADOS PARA AS MICROEMPRESAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO DE PROPENSITY SCORE

Autores

  • Kelly Simões Arpino Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Daniel Uhr Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://orcid.org/0000-0001-8370-0317
  • Júlia Gallego Ziero Uhr Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n1-14298

Resumo

As micro e pequenas empresas são responsáveis por uma parcela significativa de empregos e renda da maior parte das economias mundiais. Uma questão importante na gestão de recursos humanos dentro da empresa recai sobre o trade-off entre o número de supervisores contratados, ou seja, a intensidade de supervisão, e os salários dos funcionários. O objetivo deste estudo é testar e identificar o efeito do trade-off entre supervisão e salários para as micro e pequenas empresas do Brasil. Utilizou-se os microdados identificados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), para o ano de 2018. A análise empírica foi realizada pelo método de propensity score matching. Como o tratamento pode ser medido por variável contínua, aplicou-se adicionalmente o método de propensity score generalizado na testagem de robustez. Os resultados corroboram a teoria de salário eficiência, e indicam que a presença do supervisor reduz os salários dos trabalhadores em média 4,85% no setor de serviços, 3,8% no setor de comércio, 0,35% no setor industrial e 4,95% no setor agrícola.

 

Palavras-chave: salário eficiência, pareamento, micro e pequenas empresas, mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Simões Arpino, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda em Economia aplicada pelo PPGOM - Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Daniel Uhr, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutorado e Mestrado em Economia pela Universidade de Brasilia (UnB). Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (Decon / UFPel). UFPEL.

Júlia Gallego Ziero Uhr, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Pós-doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado e mestrado em economia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora adjunta do departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

Simões Arpino, K. ., Uhr, D., & Gallego Ziero Uhr, J. (2023). O EFEITO DA SUPERVISÃO NA PRODUTIVIDADE DOS SUBORDINADOS PARA AS MICROEMPRESAS DO BRASIL: UMA ANÁLISE PELO MÉTODO DE PROPENSITY SCORE. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 27(1), 83–103. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v27n1-14298

Edição

Seção

Artigos