A DEMANDA POR ENERGIA ELÉTRICA RESIDENCIAL PARA O RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM DE DADOS EM PAINEL

Autores

  • Nathiéle Hellwig Liermann Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Daniel de Abreu Pereira Uhr PPGOM, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) https://orcid.org/0000-0001-8370-0317
  • Julia Gallego Ziero Uhr Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-11512

Palavras-chave:

energia elétrica, elasticidade da demanda, dados em painel

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar a elasticidade do preço da demanda por energia elétrica do setor residencial para o Rio Grande do Sul. Para a identificação da elasticidade, utilizamos diferentes estratégias, considerando os dados na estrutura de painel: dados empilhados, efeitos aleatórios, efeitos fixos, efeitos fixos e variáveis instrumentais internas, e, por fim, efeitos fixos com variável instrumental externa. Os dados compreendem informações municipais entre os anos de 2007 a 2015. Os resultados mostram que o aumento do preço da energia elétrica residencial em 1% afeta, negativamente. a demanda em 0,46%, ou seja, pode-se afirmar que a demanda por energia elétrica residencial é inelástica ao preço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathiéle Hellwig Liermann, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Núcleo de Pesquisas Econômicas (NUPE) do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas.

Daniel de Abreu Pereira Uhr, PPGOM, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Pós-Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Doutor em Economia pela Universidade de Brasilia (UnB). Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (Decon / UFPel).

Julia Gallego Ziero Uhr, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Pós-doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora e Mestra em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora adjunta do departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Liermann, N. H., Uhr, D. de A. P., & Uhr, J. G. Z. (2021). A DEMANDA POR ENERGIA ELÉTRICA RESIDENCIAL PARA O RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM DE DADOS EM PAINEL. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(2), 9–20. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-11512