EFEITO DA ESTRUTURA DE CAPITAL SOBRE DIFERENTES PERFIS DE RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3

Autores

  • Marcos Andrez Santos da Silva Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Gabriela Ferreira Santos Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Antonio Gualberto Pereira Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Jorge de Souza Bispo Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12723

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar as relações entre a estrutura de capital e a rentabilidade das empresas listadas na B3 nos anos de 2011 a 2019. A partir de 1.940 observações, foram estimados três modelos econométricos por meio de regressões quantílicas e dados agrupados (POLS). Os resultados evidenciaram que o endividamento de curto prazo afeta positivamente a rentabilidade das empresas, com destaque para aquelas situadas no 1º quantil (menor rentabilidade) e 9º quantil (maior rentabilidade). Não foi identificado efeito estatisticamente significante dos endividamentos de longo prazo e total sobre a rentabilidade das empresas. Estes resultados contrariam a teoria da irrelevância da fonte de financiamento proposta por Modigliani e Miller (1958), entretanto, não é possível concluir que contrariam a proposição da teoria de Pecking Order, pois, não se examinou a existência de benefícios fiscais associados às escolhas de endividamento das empresas que compuseram a amostra. Ainda que inconclusiva para os efeitos do endividamento de longo prazo e total, esta pesquisa avança em relação aos estudos anteriores sobre esta temática ao aplicar um método de estimação ainda pouco explorado na literatura em Contabilidade e Finanças e que se mostrou aderente às características dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Andrez Santos da Silva, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Gabriela Ferreira Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Antonio Gualberto Pereira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Controladoria e Contabilidade – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade – Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Jorge de Souza Bispo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Controladoria e Contabilidade – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

Santos da Silva, M. . A., Ferreira Santos, G. ., Pereira, A. G., & de Souza Bispo, J. (2022). EFEITO DA ESTRUTURA DE CAPITAL SOBRE DIFERENTES PERFIS DE RENTABILIDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12723

Edição

Seção

Artigos