DEBÊNTURES E AVALIAÇÃO POR MÚLTIPLOS EM EMPRESAS LISTADAS NA B3

Autores

  • Giovanni Freitas Santos
  • Antonio Gualberto Pereira Faculdade de Ciências Contábeis - Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8380

Palavras-chave:

Debêntures, Múltiplos, Endividamento, Estrutura de Capital.

Resumo

Buscou-se verificar o efeito do endividamento por emissão de debêntures sobre os múltiplos das empresas emissoras, e dentre os múltiplos possivelmente afetados, qual apresentou maior nível de sensibilidade a tais efeitos. Para tanto, foram observadas as empresas de capital aberto, com informações disponíveis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que emitiram debêntures no período entre 2010 a 2017. A literatura sobre estrutura de capital aborda a teoria de pecking order, a teoria de trade-off e a teoria de agência e aspectos relacionados ao endividamento por emissão de títulos de dívida, precificação de ações e avaliação por múltiplos. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de método quantitativos, de forma mais específica, análise descritiva e teste não-paramétrico de Wilcoxon. A amostra foi composta por cinquenta e oito empresas. Os resultados sugerem que o endividamento por emissão de debêntures ocasiona uma redução contínua nas dos múltiplos observados e que o múltiplo Preço/Vendas possui maior nível de sensibilidade à emissão de debêntures. As conclusões obtidas neste estudo, são condizentes com conclusões obtidas por Coelho (2008), que identificou efeito nulo ou negativo a emissão de debêntures sobre o preço das ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Gualberto Pereira, Faculdade de Ciências Contábeis - Universidade Federal da Bahia

Professor da Faculdade de Ciências Contábeis - UFBA. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-06

Como Citar

Santos, G. F., & Pereira, A. G. (2019). DEBÊNTURES E AVALIAÇÃO POR MÚLTIPLOS EM EMPRESAS LISTADAS NA B3. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 23(1), 49–64. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8380

Edição

Seção

Artigos