Programa de Avaliação da Vida Escolar: a desproporção na distribuição de vagas entre escolas públicas e privadas

Autores

  • Gilson Porciúncula UFPEL
  • Adriana de Souza Gomes Dias UFPEL
  • Éverton Luís Brum de Freitas UFPEL
  • Mara Beatriz Nuns Gomes Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-7712-1001
  • Taiane Cândido UFPEL

Palavras-chave:

PAVE, cotas, escolas públicas.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo e avaliação da distribuição de vagas no Programa de Avaliação de Vida Escolar (PAVE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente 80% das vagas dos cursos de graduação na UFPel é preenchida através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), e 20% por meio do PAVE. Nestes dois processos de seleção, de acordo com a Lei Federal n.º 12.711/2012, são reservadas vagas para alunos oriundos de escolas públicas distribuídas em oito modalidades de cotas. O estudo apresentado neste trabalho avalia a distribuição de vagas no processo seletivo PAVE, de acordo com a distribuição de alunos matriculados nas escolas públicas e privadas da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Nesta avaliação são realizadas análises quantitativas de número de escolas e alunos matriculados na rede de ensino médio da região, problematizando-se a falta de proporção na reserva de vagas para alunos de escola pública nessa modalidade de processo seletivo.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Porciúncula, G., Dias, A. de S. G., de Freitas, Éverton L. B., Gomes, M. B. N., & Cândido, T. (2019). Programa de Avaliação da Vida Escolar: a desproporção na distribuição de vagas entre escolas públicas e privadas. Revista Eletrônica Interações Sociais, 3(1), 105–119. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/9166