Corrupção e cultura política juvenil no Sul do Brasil

Autores

  • Marcus Vinícius Deorristte dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcello Baquero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jennifer Azambuja de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O aumento da apatia política e da desconfiança nas instituições brasileiras vêm sendo cada vez mais investigados, com o intuito de compreender como esses fatores impactam o tipo de cultura que se institucionaliza no país. Além desses fatores a ocorrência recorrente de casos de corrupção tem desempenhado um papel decisivo no sentimento de insegurança entre os cidadãos, especialmente entre os jovens. Neste artigo analisamos a relação entre a exposição dos casos de corrupção na mídia e a formação do tipo de cultura política dos jovens no Sul do Brasil. Via uso de amostragem probabilística analisamos as atitudes e comportamento dos jovens (de 13-24 anos), no Sul do país entre 2015 e 2016, realizada pelo NUPESAL/UFRGS.

Biografia do Autor

Jennifer Azambuja de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Deorristte dos Santos, M. V., Baquero, M., & Morais, J. A. de. (2018). Corrupção e cultura política juvenil no Sul do Brasil. Revista Eletrônica Interações Sociais, 2(1), 101–120. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/8331

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)